Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 2 de junho de 2013

VISITE SUA ANTIGA ESCOLA

  "Deus nos colocou no mundo para os outros."
(Dom Bosco)

Saudações! Eu poderia ter começado esta postagem com a seguinte frase: "Um bom filho à casa torna!", mas decidi não fazê-lo, pois tenho-a para o tempo certo. E ainda não é agora! Não voltei de vez ainda...

Por mais que reclamemos da escola quando somos crianças e adolescentes, é inegável que grandes momentos de nossa vida acontecem nela. Será que há alguém que duvide disso? Por certo não aproveitou o que a escola pode dar. As novas amizades, a conversa com os amigos, as correrias no intervalo, as primeiras paqueras, as notas altas (e as baixas também), os Professores que marcaram de alguma forma nossas vidas... Tanta coisa boa para ser lembrada... Pois é, e tudo isso foi relembrado!

Tive a ideia de juntar três grandes amigas, que dividiram sala de aula comigo no Ensino Fundamental no Colégio Salesiano São José, aqui em Natal. Paula Bergantin, Camila Oliveira e Ludmilla Moura (há pouco tempo houve uma postagem nesse Blog em homenagem a elas) me acompanharam em uma volta à nossa antiga escola. E se eu tivesse que escolher uma palavra para descrever o momento, diria que foi "emocionante"!

Liguei alguns dias antes para a escola para agendar a visita e fomos muito bem recebidos! Os primeiros passos dentro da escola (havia 13 anos que eu não pisava lá dentro), encheram meu corpo de alegria. Olhava deslumbrado para todos os lados tentando lembrar o que estava diferente e o que permanecia parecido ou mesmo igual.

O corredor principal estava diferente. E é este abaixo:

 
 Não havia tantas grades e não tenho certeza em relação ao teto. Corri muito nesse corredor entre os meus nove e catorze anos. :)  Nos lados desse grande corredor, existe estacionamento, ginásios e quadras. O ginásio principal (onde eu, inclusive, participei de campeonato de futsal na 2ª Série - atual 3º Ano - mas meu time não ganhou. O goleiro Rodrigo Luis, salvo engano, tomou um gol contra porque no meio do jogo nosso time recuou uma bola e ele estava distraído conversando com uma garota... kkkkkkkk) continua do mesmo jeito. Além da quadra principal, que de início era de barro e eu sempre sujava minha farda, pois gostava de ficar no gol e me jogava no barro... Nessa principal ganhamos, também na 2ª Série, o campeonato de futebol de campo. Réééé E ainda uma outra quadra. Nesta última não joguei muito. Já estava na 6ª e 7ª Séries (7º e 8º Anos hoje) e preferia sentar nos banquinhos ao lado com meus amigos Marcos Neves, Arthur Halley, Diego e Patrick Terremate, para jogarmos RPG. :) Seguem fotos:
Ginásio principal, onde aconteceu a lambança no futsal! :)

 
 Quadra principal, onde fomos campeões de futebol de campo.
Também peguei o tempo em que ela era de barro.

 
 Quadra ao lado, onde jogávamos RPG sentados nos banquinhos 
que não estão mais aí. Ao fundo dá pra ver a quadra principal.

Continuamos seguindo e uma das visões que mais me marcaram, foi a área ao lado da piscina. Estava tudo tão absurdamente igual, que eu senti que havia voltado no tempo. Depois, em conversa com o coordenador, ele explicou que algumas áreas da escola são tombadas, e não podem ser modificadas! Eu achei interessantíssimo, tendo em vista meu olhar de historiador na atualidade. Tiramos uma foto nesse local. Na verdade, um estudante chamado Bruno, da 2ª Série do Ensino Médio tirou a foto pra gente! (Abaixo)

 
 De frente a essa área tombada, está a imagem de D. Bosco
que abre esta postagem! Por trás da imagem, a piscina.

 As emoções não acabaram por aí. Até o momento, ainda não havíamos encontrado o coordenador da escola, pois era hora do intervalo e ele não estava em sua sala. Continuamos caminhando então pela escola.

Ao lado deste local tombado, há um pequeno bebedouro (desde a minha época), e eu fiquei nostálgico quando vi um grupo de crianças bebendo água nele... Todos suados (era o fim do intervalo). Não teve como não me ver ali! Quando eles me viram, eu levantei a câmera e disse: façam uma pose! E eles fizeram! :D Ao menos um deles! ^^ Perguntaram-me se ia sair em alguma revista. Eu disse que ia sair num Blog chamado "Sensei Que Nada Sei", e ele disse: "Nunca ouvi falar!" kkkkkkkkkkkkkkkkk

Essa é uma das fotos mais nostálgicas pra mim...
Alcança um lugarzinho no meu coração que não
há palavras que possam descrever o sentimento atingido.

Tirei a foto acima no topo de alguns poucos degraus. Do meu lado direito, existe outra quadra. Era nessa quadra que havia as festas juninas de que me lembro. Uma quadra que tinha arquibancadas, mas que perto da época que eu saí de lá (ano de 1999) tinham transformado em um primeiro andar de salas de aula. 
As meninas remexendo as lembranças...

A Capela foi outro local visitado! Continua bastante quente, rsrsrs, mas está mais bonita! Pareceu menor do que antes, mas não era. Difícil imaginar que cabia (e cabe) tantos alunos lá. Era ótimo o dia em que nos comunicavam que iríamos para a Capela. Como bons alunos que éramos, gostávamos de perder um pouco de horário de aula. Principalmente se era aula de matemática ou coisa parecida, kkkkkkk. Levei algumas broncas do padre na Capela. Geralmente por conversar na hora indevida. Meu primo Franklin é cúmplice dessa história! Já levamos "carões" juntos. Lembro-me do padre parar a cerimônia para perguntar porque estávamos rindo. Afffe. O coração disparava. :)

A Capela está mais modernizada. Mas várias imagens
permanecem as mesmas de 13 anos atrás. Sentimento
de nostalgia total!

Decidi ir até a minha primeira sala de aula. Em 1994, entrei no Salesiano São José para cursar a 2ª Série do Ensino Fundamental (como já disse, atualmente denominada de 3º Ano). Lembro bem onde ficava minha sala e para minha surpresa e decepção, ela não existia mais enquanto sala de aula. Transformaram-na em dois banheiros infantis. Um aluno do 3º Ano me viu com a câmera fotográfica e perguntou o que eu estava fazendo. Eu disse pra ele que estava tirando fotos e expliquei que tinha estudado naquela sala, que agora era um banheiro. Ele perguntou como eu tinha conseguido entrar na escola, kkkkkkkk. Eu disse que por ser ex aluno, o coordenador tinha me autorizado. Ele disse que o nome dele era "Dudu". :)

Minha primeira sala no Salesiano. Hoje ela não existe mais,
pois transformaram-na em dois banheiros infantis.

 De frente a essa sala, tem um corredor que dá para a cantina e para o pátio principal da escola. Tanto a cantina quanto o pátio estão um pouco modificados. Acho que o pátio está com menos árvores, e o chão não é mais de paralelepípedo. Ao lado dessa pátio tem a quadra principal.

Na minha época, o chão era de paralelepípedo, e acho
que tinham mais árvores.

No meio disso tudo, encontramos, finalmente, o coordenador Mário Sérgio. Sem dúvida nenhuma, Mário é um ícone da Educação Norte-riograndense, e merecedor de todo o respeito. Um homem cheio de histórias e que dedicou (e dedica) boa parte de sua vida para a formação de jovens! Sabe ser duro e carinhoso. É conhecido mesmo por quem nunca estudou no Salesiano. Suas histórias são tantas que no final deste ano ele nos disse que vai lançar um livro com várias delas. Até nos contou algumas, o que gerou boas risadas! Ele já era coordenador naquela época e continua sendo! Se tornou uma verdadeira lenda na escola. Não há aluno que não se lembre dele!
Mário Sérgio. Um Homem de valor, sem dúvida alguma!

Falando em lenda viva.... Quando já estávamos para ir embora, depois, inclusive, de termos nos despedido de Mário, fomos surpreendidos por uma voz carinhosa: "Ei... Estão perdidos por aqui, é?". Quando nos viramos... XUXINHAAAAAAAA! *________________* Dona Neves, conhecida por Xuxinha, é uma das mais antigas funcionárias da escola. Desde que eu fazia a 2ª Série lá, ela já estava trabalhando como funcionária lá. Imagino eu que já há vários anos. Uma mulher simples, de amor incondicional aos estudantes daquela escola. Quando mostrei as fotos à minha mãe, já em casa, ela olhou para a senhorinha e disse: "Eu não acredito! Essa daí é Neves?" kkkkkk Dona Neves marcou a vida de muitos jovens e nos reconheceu de imediato! Se não os nomes, o que é um tanto óbvio e seria muito exigente, lembrou de nossos rostos que, ao contrário do dela, sofreu algumas alterações em decorrência do tempo. Ela está exatamente IGUAL há 13 anos atrás. É incrível!
Dona Neves (Xuxinha). O carinho personificado.

Esta postagem é muito especial para mim! A intenção deste Blog inicialmente, era apenas servir de relicário para os meus pensamentos e lembranças. Esta já se tornou uma de minhas postagens favoritas, pois é um dos mais lindos bens que possuo: provas vivas da uma infância feliz!

Por tudo isso agradeço a Deus. Agradeço por meus pais terem me colocado nessa escola! Agradeço às pessoas que Ele colocou em meu caminho durante os seis anos em que estudei na Instituição. Muitos, muitos mesmo, dos meus valores e educação de hoje, são frutos dessas experiências. O sonho da minha mãe era que seus filhos estudassem no Salesiano. Ela realizou esse sonho. Mas para mim, essa experiência ainda não está completa! Falta algo mais... Falta o oportunidade que eu almejo e alcançarei. E até lá, como diz o Poeta, "vamos viver... temos muito ainda por fazer. Não olhe pra trás, apenas começamos... O mundo começa agora... Apenas começamos..."

 Dia inesquecível...

 Amo vocês! S2
 
 Postagem dedicada a todos que fizeram parte dessa época tão linda da minha vida!

7 comentários:

  1. Adorei a postagem Rodrigo! Relembrou mesmo os momentos!

    ResponderExcluir
  2. Lembro de ter visto rodrigo e Camila!!! E ameeeeei a postagem! Me fez viajar no tempo e me encheu de vontade de voltar la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle, tudo bom? Como assim você me viu e viu Camila? :)

      Abraços e obrigado pela leitura e comentário! :)

      Excluir
  3. Nossaaaa... me deu tanta saudade revendo tudo isso aqui! :)

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Ro, amei a postagem. Amei mais ainda ter visitado o salé na sua companhia, de Paula e de Ludmilla. Amo vcs. Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo tem o dom para a História. Tive a honra de dividir bancos com ele no Salesiano. Ele me fez lembrar de coisas que há muito não visitava em minhas lembranças. Estudávamos na mesma turma eu (Rodrigo Jasiello), ele (Rodrigo Cavalcanti) e Rodrigo Luis. Muito legal ter lembrado de todas as carreiras pelas quadras e, melhor ainda, como bem lembrado, pelo campo de barro, de onde as camisas voltavam um pouco amarelas para casa. Tempo bom. Excelente post, amigo. Obrigado. Parabéns pelo blog. Forte abraço.
    Rodrigo Jasiello Corrêa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Rodrigo Jasiello,

      fico imensamente feliz desta postagem ter te alcançado! Engraçado que nós estudamos juntos no Salesiano, nos reencontramos no CDF e até na UFRN. Muito bom! Creio que você sentiu o mesmo que eu ao ler esse texto... Que saudades daqueles tempos. E com o comentário de vocês todos, a saudade fica ainda maior!

      É engraçado como lembro de vocês com rostos da infância. Rsrs

      No mais, que você esteja bem e que tenha uma vida muito feliz, meu amigo Jasiello. Esperemos que a Vida nos faça reencontrar novamente!

      Abração!

      Excluir